Rita Vilela, licenciada em psicologia, desenvolveu o seu percurso profissional na área da formação. Hoje, conjuga esse trabalho com o exercício da terapia, a escrita, e outras actividades ligadas às palavras … e às pessoas.

Descobriu tarde a sua vocação de escritora, mas, uma vez iniciada, nunca mais parou. Esta autora portuguesa, nascida em 1964, publicou o seu primeiro livro em Maio de 2008 e hoje apresenta já no seu currículo diversos livros infantis e juvenis, a par de uma ficção mais adulta.

Escrever tornou-se uma paixão… um vício que não quer largar! A inspiração? Encontra-a nas pessoas que conhece, no mundo que a rodeia e bem dentro de si. 

Contactos: 

   
 
 
 
 
 Sinopse
 
 Diz o ditado que um é pouco, dois é bom… Margarida está prestes a descobrir que talvez dez seja melhor!

 Uma bola prateada que rola no passeio… um candeeiro que cai de cima da mesa… um vestido que se solta da corda da roupa… um  quadro que muda de cor… são alguns dos sinais da mudança que se aproxima.
 O ponto de viragem na vida de Margarida, a partir do qual nunca mais nada será como antes, está agora cada vez mais próximo!
 

 

 LEIA UM EXCERTO DESTE LIVRO 

 

 
 
 Sinopse
 
 Carlos sempre fora bom a imaginar personagens, cenários e enredos, a recriar na sua mente as histórias de vida que circulavam à sua  volta.
 O que começou por ser um trabalho repetitivo no serviço de atendimento de um Centro de Emprego acaba por se transformar numa  actividade fascinante, quando Carlos descobre uma forma divergente de aplicar o seu potencial criativo.
 Das nove às quatro, as pessoas cujo número da senha aparece no ecrã sentam-se à sua frente e contam-lhe a sua história. Ele  selecciona os perfis mais prometedores e, antes que os interessados se apercebam, a mudança nas suas vidas já está em curso… O  rumo é sempre surpreendente.
 Entre os poucos que sabem o que ele realmente faz, é conhecido por “o Construtor de Futuros“.
 
 
  
 
 
 
PÁGINAS DEDICADAS:
 
 

 

Sinopse:

Em resposta à Guerra, uma cadeia montanhosa praticamente intransponível divide Oníris em 7 partes, separando grosseiramente as 7 raças humanas por cada um dos novos territórios.
Reza a lenda que representantes das diferentes raças terão agora que se unir, ultrapassando as suas diferenças, para conseguir superar as provas de Deo – o deus criador - e recuperar a harmonia e unidade do seu mundo.
Bigo, Seara, Norma, Kanel e os gémeos Lyra e Aryl, nas suas aventuras, transportam-nos através de Oníris e dão-nos a conhecer as origens e as histórias deste mundo singular.

  

COMEÇA ASSIM...

LEIA AQUI O PRIMEIRO CAPÍTULO 

BOOK TRAILER (VÍDEO)

Sinopse:

Reza a lenda que representantes das diferentes raças terão de cooperar entre si, ultrapassando as suas diferenças, para alcançar o território proibido e aí superar as provas de Deo - o deus criador - libertanto os Iris do seu cativeiro.

Só assim Oníris voltará a ser um só !

Neste segundo volume, Bigo, Seara, Norma, Kanel e os gémeos Lyra e Aryl foram separados e privados das suas recordações. 

Enfrentando perigos e obstáculos, terão agora de se reencontrar, concluir a missão que ficou pendente e tomar a lenda uma realidade.

Só que, desta vez, não poderão contar com a ajuda da deusa.

O destino de Oníris está nas mãos dos homens.

 

LEIA AQUI UM EXCERTO

 

Sinopse:

Oníris mudou, voltou a ser um só, caíram asbarreiras.
Mas as sete raças humanas ainda não estão preparadas para viver juntas. Lutas, conflitos e disputas de poder marcam a nova realidade.
Diz a profecia que dois irmãos irão governar Oníris. De noite e de dia, na sombra e na luz, eles conseguem equilíbrio onde domina o caos, e o seu reinado trará de novo a paz.

Bigo, Seara, Norma, Kanel e os gémeos Lyra e Aryl, na companhia de Erik e da jovem Suci, têm agora de enfrentar novos desafios. Está nas suas mãos garantir a segurança dos futuros governantes, para que a profecia seja cumprida e a paz regresse.

 

LEIA AQUI UM EXCERTO

OPINIÕES 

      

 

AO COMPRAR A SAGA ONÍRIS, TAMBÉM ESTÁ A AJUDAR

 

Se desejar fazer a sua encomenda, carregue aqui

 

 

Sinopse:

« A partir da sua experiência, e contando com o poder das palavras, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela escreveram, em 2008, Histórias para Contar Consigo. Dois anos depois repetem a brincadeira e dão a conhecer novos contos que desafiam o leitor a conhecer-se melhor.

Brincar com Coisas Sérias é um livro que se torna num jogo e que proporciona momentos divertidos e de grande cumplicidade. Ao acabar uma história há várias perguntas e uma escolha; e outra história, e mais perguntas e escolhas, e no final… está preparado para o que vai ouvir?
Um livro para todos: pais e filhos, família e amigos, professores e alunos.
Brincar com Coisas Sérias é um livro a pensar em si e nos outros.
Junte os amigos ou a família, encontre-se consigo mesmo, leia a primeira história e faça a primeira pergunta. Depois, deixe-se surpreender pelo resultado final. Está disposto a arriscar?»

Sinopse:

Aceite o desafio e entre num jogo para vencer. No final de cada história as suas escolhas irão surpreendentemente mudar a sua vida.

Histórias para Contar Consigo é um livro ou um jogo ?
A partir da experiência como terapeutas, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela escreveram estas metáforas que nos ajudam a crescer e a conhecer-nos a nós próprios.

O livro começar com uma história e no fim dessa história somos confrontados com uma pergunta e várias possibilidades de resposta. A partir daqui estamos por nossa conta. A escolha leva-nos a uma próxima história, uma nova pergunta e assim sucessivamente. No final teremos aprendido mais sobre nós.

 

Afinal, que colecção é esta?

Trata-se de uma colecção infantil a publicar na PAULUSEditora que, de uma forma leve e divertida, procura promover a reflexão à volta de princípios, e de outros aspectos relevante para a criança e para a sua relação com os outros.
 
O texto é de Rita Vilela, a ilustração de Ana Sofia Caetano, que se estreiam agora na publicação de livros infantis.

Em cada livro, princesas, animais, personagens imaginadas falam-nos de realidades e problemas do universo dos mais pequenos.

No final de cada história, os educadores encontram uma ficha com questões destinadas a promover a comunicação em torno das mensagens a partilhar (ver exemplo, aqui)

Uma colecção que ajuda crianças e adultos a conhecerem-se melhor.
 
 
                                      A boca que gritava demais                      A coragem do leão
 
   
                                                  1ª Página                                           1ª Página
                                                         
  
                                       O comboio dos fugitivos                      O tempo da princesa
 
 
   
                                                   1ª Página                                           1ª Página
 
 

 

 

 Nunca é tarde para fazer uma criança feliz !!!

 

(Clique na imagem para aumentar)

 

as opiniões são favoráveis... 

 

(Clique na imagem para aumentar)