Carlos Machado nasceu em Montalegre, em 1954. Licenciado em Engenharia Electrotécnica tem desenvolvido a sua actividade profissional na área das telecomunicações. A paixão pela escrita foi desde sempre uma constante na sua vida, e a auspiciosa distinção do seu primeiro romance com o Prémio Alves Redol, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, não faz apenas justiça à inegável qualidade desta obra, mas constitui também um excelente augúrio quanto ao futuro literário do autor.
Sinopse:
Após seis anos de ausência, Eduardo regressa à aldeia onde nasceu para vender a propriedade da família, votada ao abandono desde a morte do avô. «Ia ficar pouco tempo», pensava encostado a uma árvore do carvalhal que bordejava a aldeia. Mas, subitamente, uma sucessão seca de tiros fez reverberar o ar sólido do estio e acabou com a paz daquele dia. Os famosos pombos-correio de Severino Sarmento, o homem mais poderoso da terra, tinham sido traiçoeiramente abatidos. E é, então, que se dá o reencontro de Eduardo com o seu passado e com todos aqueles que o marcaram de forma indelével. Sobretudo Mariana, a bela filha de Severino e seu grande amor. Carlos Machado, num romance apaixonante, conduz-nos através de uma trama que tem lugar nos tempos agitados do pós-25 de Abril e que nos coloca, sem moralismos, perante fraquezas e grandezas da natureza humana.
Sinopse:
Romance de estreia de Carlos Machado, O Homem Que Viveu Duas Vezes foi agraciado com o Prémio Alves Redol. É uma obra bem escrita, que nos deleita como só a boa literatura é capaz de fazer. Viajamos até ao final dos anos 40, a uma aldeia perdida nas serranias, entre Montalegre e o Gerês, para aí encontrarmos Alcina e João Hermínio, a professora primária da terra e um jovem que sonha fazer fortuna no Brasil. Une-os uma paixão intensa e platónica. Passam vinte e cinco longos anos. João Hermínio realizou o seu sonho tropical, Alcina permaneceu presa à nostalgia do primeiro amor. E é então que o autor nos surpreende, num magistral volte-face, com o mais improvável desenlace narrativo e amoroso. Um livro fascinante.